• Mutirão de Cirurgias
  • Banner Recadastramento do Servidor

05/07/2017 15:00

CEA promove mais uma aula do Ciclo de Instrutoria Jurídica

“Técnica de elaboração de peça processual’ foi o tema da aula de hoje (05) do Ciclo de Instrutoria Jurídica promovido pelo Centro de Estudos (CEA) e Aperfeiçoamento da Procuradoria Geral do Estado da Bahia.

Diante de um público formado por servidores do órgão e de instituições parceiras e por estagiários de graduação e pós graduação da PGE, o procurador do Estado Cláudio Cairo Gonçalves falou sobre os aspectos formais e materiais das peças processuais, elementos de organização de conteúdo e modelos.

O procurador iniciou sua explanação falando sobre elaboração de petição, destacando a necessidade de que a mesma tem de ser bem apresentada e definida. “Organização é quase um dever processual. Precisamos nos aprimorar, melhorar a nossa linguagem, nos fazer entender. Isso é elementar”, afirmou.

Ainda discorrendo sobre a elaboração de petição, Cláudio Cairo lembrou a importância do preâmbulo e da adequada descrição das questões fáticas do processo.
“É preciso ter uma obediência a cronologia. Ter a percepção para destacar os aspectos mais relevantes nos fatos processuais elencados e um poder de síntese cada vez maior para que possamos, diante do grande montante de informações, produzir aquilo que é mais objetivo e importante para quem vai examinar o processo”, declarou.

A aula de hoje, que acontece também à tarde, das 13h30 às 17h, com outra turma, integra o programa de Formação e Aperfeiçoamento Continuado (PFAC) do CEA e o Plano de Formação dos Estágios de Graduação e Pós-graduação em Direito (PFOED) da PGE.