• Mutirão de Cirurgias

12/07/2017 17:00

Procurador do Estado fala sobre Estado, Administração e Advocacia Pública em aula do Ciclo de Instrutoria Jurídica

Servidores da Procuradoria Geral do Estado da Bahia e de instituições parceiras, além de estagiários de graduação e pós-graduação da PGE participaram, na manhã desta quarta-feira (12), no auditório Paulo Spínola, de mais uma aula do Ciclo de Instrutoria Jurídica promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do órgão.

Com o tema "Estado, Administração e Advocacia Pública" a aula de hoje foi ministrada pelo procurador Ailton Cardozo da Silva Júnior que falou sobre a Advocacia e Administração Pública no contexto atual e os desafios apresentados pela contemporaneidade, principalmente no que se refere aos serviços públicos e ao papel das instituições nesse momento de transformação pelo qual o país passa.

“Vivemos uma era de transformações tão velozes que não conseguimos interpretar e se relacionar, diante de tantas mudanças, com os paradigmas antigos. Precisamos parar e repensar, pois tudo isso influencia o Direito, a Economia e a Administração. É necessário entender este contexto para não fazermos Advocacia Pública, fazermos Direito, com o pensamento no século XIX", pontuou.

O procurador afirmou ainda que, ou as instituições se reorganizam para atender os anseios da sociedade, ou elas serão, de alguma maneira, desconsideradas, gerando uma espécie de distanciamento entre a as necessidade sociais e a atuação institucional e fazendo com que as pessoas comecem a entender que as instituições não fazem o seu papel e que a Democracia não funciona, o que é muito grave. “Não podemos, como operadores do Direito, deixar que as pessoas pensem que as instituições não fazem o seu papel e que a Democracia não funciona, porque senão acabamos instrumentalizando alguma coisa que não faz transformação e o Direito só existe para fazer transformação. A Advocacia deve ser um instrumento de desenvolvimento social, senão não faz sentido. Ela esta aqui só para isso”, declarou.

A aula de hoje, que acontece também à tarde, das 13h30 às 17h, com outra turma, integra o programa de Formação e Aperfeiçoamento Continuado (PFAC) do CEA e o Plano de Formação dos Estágios de Graduação e Pós-graduação em Direito (PFOED) da PGE.