• Mutirão de Cirurgias
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

30/08/2017 13:55

PGE apóia campanha da CAAB em defesa da Mulher Advogada

A Procuradoria Geral do Estado está apoiando a campanha “ADVOGADA! Respeite uma, respeite TODOS”, criada pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA) para desmistificar e eliminar de vez a ideia de gênero como justificativa à discriminação de qualquer natureza ou à tolerância aos abusos e assédios.

Segundo o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, com essa iniciativa a Caixa de Assistência objetiva fazer sua parte em respeito às milhares de advogadas e estagiárias inscritas na OAB-BA, como também apoiar o árduo e bem sucedido trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e também pela Comissão Especial da Mulher Advogada.

“Sabemos, infelizmente, que algumas de nossas colegas são assediadas pelos seus chefes, clientes, ex-adversos, promotores, juízes, dentre outros. Pode-se imaginar o quanto é constrangedor para essas mulheres engolir adjetivos desqualificados, comentários preconceituosos, insinuações por conta do comprimento da saia. Não bastasse receber salários menores simplesmente por serem mulheres”.

Prosseguindo, Luiz Coutinho disse que é necessário combater o desrespeito ao ser humano. Foi pensando nessas questões que a diretoria da CAAB decidiu apostar nessa campanha para fazer sua parte e reforçar a luta de todos que entendem que não cabe mais nos tempos atuais qualquer tipo de violência contra a mulher.

“A campanha deflagrada pela CAAB revela de modo simples e direto as formas de violência contra a mulher, que devemos combater diariamente. Temos visto que o número de casos de assedio moral no trabalho é crescente, tanto no serviço público quanto no setor privado. E isso preocupa as instituições e a sociedade como um todo. Esta campanha é também de fundamental importância por trazer à tona as atitudes que revelam o assédio sexual, que é um dos aspectos do assédio moral e certamente o pior dos aspectos para as mulheres”, afirma a conselheira federal Ilana Campos.

Já a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB-BA, Andrea Marques, afirmou que “com esse mote na campanha, acredito que a CAAB tem a intenção de abranger toda a advocacia. Iniciativa bastante louvável, porque mostra que toda a OAB está na causa. Uma vez que respeita a advogada, respeita toda a advocacia. Isso é muito importante”.

Além do engajamento social e da participação em eventos e palestras abordando esse tema a CAAB produziu kits com camisa, bottons, adesivos e panfletos informativos para a distribuição em todo o país e em todas as subseções da OAB na Bahia.

Fonte: ASCOM/PGE

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.