• Mutirão de Cirurgias
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

01/09/2017 15:00

Reeducandos do programa Começar do Novo participam de evento para treinamento e ambientação na PGE

Reeducandos do programa Começar do Novo que irão trabalhar na Procuradoria Geral do Estado a partir da próxima segunda-feira (04) participaram, nesta sexta-feira (01), de um evento de ambientação e treinamento promovido pelo órgão com o objetivo de prepará-los para desempenhar as atividades laborais.

Na ocasião, o superintendente de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária, Luís Antônio Nascimento Fonseca, falou sobre a importância e a necessidade de dar aos egressos do sistema carcerário a oportunidade de se regenerar. Oferecer a estas pessoas uma nova chance de recomeço. “Precisamos acreditar nestes homens, apostar que eles são capazes de se regenerar, de se transformar. Dar a eles uma oportunidade, pois eles só se regeneram quando oferecemos a eles caminhos para isso”, afirmou.

Representando o Tribunal de Justiça da Bahia, um dos parceiros da PGE no projeto, a analista judiciária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário na Bahia (GMF-TJBA), Aurelúzia Peregrino, que compareceu ao evento acompanhada da também analista judiciária Ana Paula Pequeno, afirmou considerar uma grande crueldade privar pessoas livres da liberdade. A servidora falou sobre a composição, atribuições e funcionamento do GFM-TJBA e lembrou que todas as maneiras de reinserir este público ao convívio social são bem vistas e bem aceitas.”Não existe um modelo, existem metas”, pontuou.

“Temos que ser multiplicadores do projeto. Plantamos esta sementinha aqui na PGE e esperamos que o projeto seja expandido”, declarou o diretor geral da PGE, Cícero de Andrade Rocha Filho, que sugeriu ainda a elaboração de um oficio circular conjunto assinado pela PGE, TJ-BA e SEAP, com o objetivo de disponibilizar o instrumental do convênio aprovado pela Procuradoria para motivar os demais órgãos da Administração Pública Estadual a aderirem ao projeto, já que a burocracia às vezes atrapalha.

Ainda durante o evento, os reeducandos conheceram a estrutura e a finalidade da PGE, com o detalhamento das funções a serem desempenhadas nos setores que os receberão, e fizeram uma visitação às instalações físicas para conhecer os colegas de trabalho.

O projeto

Os 05 novos colaboradores fazem parte do programa Começar de Novo, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça através da Resolução nº 96, ao qual a PGE-BA aderiu na última terça-feira através da assinatura de um convênio.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) é o primeiro órgão do Poder Executivo Estadual a participar do programa que visa, dentre outros aspectos, reintegrar cumpridores de pena egressos do sistema carcerário ao convívio social, dando uma segunda chance a este público e ajudando a diminuir a reincidência criminal.

Com assinatura do documento, a PGE-BA receberá em seu quadro funcional 05 reeducandos das unidades prisionais do Estado, que desenvolverão atividades de apoio administrativo dentro da instituição. Os novos colaboradores cumprirão jornada de 8h e desempenharão atividades na área meio da PGE, mais especificamente na Diretoria Administrativa - Coordenação do Arquivo e Coordenação de Serviços Gerais - e na Coordenação de Distribuição e Atendimento - Coordenação de Recepção e Protocolo. A seleção e encaminhamento dos reeducandos foi feita pela SEAP.

Fonte: ASCOM/PGE

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.