Notícias
17/11/2017 18:14
PGE tem nova coordenadora de controle interno
“O controle interno é um processo integrado e dinâmico, que se adapta continuamente às mudanças enfrentadas por uma organização. A direção e o corpo de funcionários, de todos os níveis, devem estar envolvidos nesse processo, para enfrentar os riscos e oferecer razoável segurança do alcance da missão institucional e dos objetivos gerais”, afirmou a nova coordenadora de controle interno.
A opinião é compartilhada pelo procurador geral do Estado, Paulo Moreno, que acredita na ação do controle em estimular o planejamento e fortalecer a organização, aumentar a eficácia do comando além de facilitar a coordenação. " É uma unidade administrativa para integrar os procedimentos de controle e fiscalização e ainda consolidar as informações de gestão orçamentária, financeira, patrimonial e operacional, com a finalidade de atestar a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a eficácia dos programas de governo", pontuou.
A Coordenação de Controle Interno foi criada na PGE-BA com a edição da Lei Complementar nº. 43, de 25 de outubro de 2017, que alterou Lei Complementar nº. 34, de 06 de fevereiro de 2009, o art. 7º da Lei Complementar nº 19, de 23 de julho de 2003, e deu outras providências.
Fernanda Berg foi Assessora na Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social ; Coordenadora de Controle Interno na Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS); Coordenadora da Assessoria de Controle Interno do Governo do Estado da Bahia; e Coordenadora - ASCOI na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES).
As CCI’s
As Coordenações de Controle Interno foram criadas nas estruturas das secretarias estaduais pela lei estadual 13.204, de 13 de dezembro de 2014, que instituiu a reforma administrativa promovida na transição entre os governos de Jaques Wagner e Rui Costa, e fazem parte da estratégia definida pelo governador Rui Costa para melhorar a qualidade na aplicação dos recursos públicos. Além das atividades de fiscalização, elas têm uma postura preventiva no que diz respeito à gestão.
Em 2015, foi publicado o decreto 16.059/15, que disciplina as atividades das coordenações de controle interno e detalha a relação de subordinação técnica com a Auditoria Geral do Estado.
Fonte: PGE/ASCOM