08/06/2018 15:35

Meios Adequados de Solução de Conflitos é tema de mais um Ciclo de Instrutoria Jurídica

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da Procuradoria Geral do Estado realizou, na manhã desta sexta-feira (08), mais uma aula do Ciclo de Instrutoria Jurídica semanalmente promovido pelo órgão. A atividade foi conduzida pela procuradora do Estado Cristiane Santana Guimarães e teve como tema ‘Meios Adequados de Solução de Conflitos’.

A procuradora falou sobre os meios adequados e alternativos para a mediação. “É necessário que uma terceira pessoa seja eleita para a mediação do conflito, precisamos buscar pacificar as negociações”.

As regras de ouro, segundo Cristiane Guimarães, são essenciais nessa mediação, dentre elas, estado da arte de direito civil brasileiro, a necessidade de adequação da medida a realidade e possíveis alternativas. “A técnica e a política devem andar juntas para garantir a efetivação das políticas”, explicou.

A procuradora também opinou sobre as mudanças internas em cada mediador para garantir soluções pacificas. “A conciliação deve ser estimulada por todos os agentes da esfera e a decisão judicial deveria ser a última porta na mediação de um conflito. É preciso tentar outros meios antes do recurso final”, detalhou.

A aula de hoje, que foi transmitida em tempo real através da Escola Virtual da PGE, será retransmitida à tarde, das 14 às 17h. A atividade integra o programa de Formação e Aperfeiçoamento Continuado (PFAC) do CEA e o Plano de Formação dos Estágios de Graduação e Pós-graduação em Direito (PFOED) da PGE.