15/06/2018 15:30

Corregedora da PGEBA é eleita vice-presidente do Colégio Nacional de Corregedores

A corregedora da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Maria Olívia Teixeira de Almeida participou, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), em Recife, da reunião do Colégio Nacional de Corregedores das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal.

O CCPGE reúne-se três vezes ao ano. O primeiro encontro foi em março, em Belo Horizonte. Essa é a segunda reunião de 2018. O terceiro encontro é realizado sempre no Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, em setembro, e este ano será na Bahia.

O encontro, que acontece pela primeira vez no Estado de Pernambuco, foi realizado no edifício-sede da Secretaria de Administração, no bairro do Pina, e teve como objetivo proporcionar aos corregedores das Procuradorias debates sobre os trabalhos desenvolvidos em cada unidade da federação.

De acordo com Maria Olívia Teixeira, “foram debatidos temas de grande relevância para a carreira, como a acumulação do cargo de procurador do estado com o magistério e com a advocacia privada, conflito de interesses e Código de Ética”.

Compôs ainda a pauta da reunião a definição de políticas estruturantes para o Colégio Nacional de Corregedores, a validação do site eletrônico e a alteração do seu regimento.

Também durante o encontro, os corregedores elegeram a nova diretoria para o biênio 2018/2020. A corregedora da Bahia, Maria Olivia Teixeira de Almeida, foi eleita vice-presidente. A presidente escolhida foi a corregedora do Distrito Federal Heloísa Monzilo. Na ocasião também foram eleitos cinco coordenadores regionais.

O procurador geral do Estado de Pernambuco, César Caúla, participou da abertura do evento e falou da satisfação de receber os colegas, lembrando que também já fez parte do CCPGE, quando corregedor geral da PGE-PE em dois períodos: fevereiro de 2011 a agosto de 2012 e abril de 2013 a dezembro de 2014.

Destacou a importância e a essencialidade do colegiado para discutir e superar dificuldades, encontrar alternativas e novos mecanismos para fazer valer cada vez mais o ordenamento jurídico. “As reuniões do colegiado em geral, pela troca de experiências, a participação e integração entre os membros, têm sido sempre muito proveitosas. Eu tenho sido um entusiasta dessas iniciativas e é com alegria que estamos recebendo esse evento em Pernambuco”, disse César Caúla.

Além dos representantes de Pernambuco e Bahia, participam do evento os corregedores-gerais e procuradores Sárvia Lima (AC); Marcos Moog (MS); Fernando Ferreira (SC); Paulo Klatau (PA); Marialba Braga (AL); Heloisa Monzilo (DF); Luciana Martins (RS); Janaína Cruz (RJ); Jaime Nápoles Villela (MG); Ricardo Maciel (GO) e Luiz Antonio Marinho (RN).