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08/11/2018 17:40

Workshop apresenta funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi apresentado na manhã desta quinta-feira (08), em um Workshop realizado pela Coordenação de Gestão Estratégica da Procuradoria Geral do Estado da Bahia. A oficina teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre funcionalidades e manuseio do sistema.

O administrador local de operação do sistema Lucimário Ramos Oliveira, abriu os trabalhos falando sobre os principais objetivos do SEI, cadastramento de usuários, aplicativo e suas principais aplicabilidades. “O SEI é uma ferramenta que permite edição e verificação de documentos, assinatura eletrônica, excelentes meios de pesquisa e o mais importante, é um ambiente extremamente intuitivo, ou seja, de fácil acesso”, sinalizou.

A importância do trabalho colaborativo também é um dos pontos fortes do sistema, que permite a atuação de unidades distantes de forma simultânea no mesmo processo, reduzindo gastos e tempo. “O trabalho colaborativo, entre unidades distintas reduz gasto de tempo, transportes e te informa quanto tempo cada processo passou em uma determinada coordenação, lembrando que o sistema também respeita as exigências da LAI (Lei de Acesso à Informação). O SEI não veio para substituir nenhum sistema, ele veio para acabar com o papel”, ressaltou Lucimário Ramos.

Eduardo Jorge Rodrigues Brandão administrador de implantação do SEI, e coordenador de gestão estratégica do órgão também falou sobre o objetivo do sistema e respondeu a questionamentos dos presentes.

Desenvolvimento

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4). E eleito como resposta para os processos eletrônicos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), que é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, visando construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

O SEI permite a virtualização de processos e documentos, e suas vantagens são: portabilidade, acesso remoto, acesso de usuário externo, sistema intuitivo, economia, transparência, tramitação em múltiplas unidades e funcionalidades especificas.

O sistema é 100% digital e pode ser acessado em computadores ou notebooks. Para utilização em smartphone ou tablet, basta acessar a loja virtual do aparelho (disponível para Google Play ou Apple Store), instalar o aplicativo SEI e realizar os procedimentos para cadastro. Dúvidas e esclarecimentos podem ser direcionados para suporte.sei@pge.ba.gov.br.

Fonte: ASCOM/PGE

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