27/11/2018 11:15

Procuradora adjunta participa de evento no TJBA sobre combate a violência contra a mulher

A procuradora geral adjunta do Estado, Luciane Rosa Croda, participou ontem (26), no Tribunal de Justiça da Bahia, de um ciclo de palestras com temáticas voltadas para o combate à violência contra as mulheres. O evento marcou o início da 12ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa do Tribunal de Justiça da Bahia.

A Semana Justiça pela Paz em Casa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, Varas e Juizados especializados em violência doméstica. Com três edições ao ano, esta é a última de 2018.

Para a procuradora geral Adjunta o ciclo de palestras foi um importante espaço para o debate das principais formas de violência contra as mulheres e que atingem seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. “Não é só no âmbito doméstico que as mulheres são expostas à situação de violência, são atingidas em diferentes espaços, e por isso devemos estar sempre atentas”, alertou.

No período da campanha, são oferecidos diversos serviços à sociedade no edifício-sede do TJBA. Entre eles, estão: o cadastro e pesquisa de vaga de emprego, por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Sim); inscrição no programa federal Bolsa Família; no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Também há orientações sobre litígios que possam ser solucionadas nos Centro Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). Os participantes também podem aferir pressão ocular, arterial e glicemia.

As palestras

Manoel Henrique de Miranda, Coordenador de Apoio Institucional do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-Ba) e Mestre na área de Saúde, Ambiente e Trabalho pela Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb-Ufba), foi o primeiro a palestrar com o tema “O Papel do Poder Público no enfrentamento à Violência Obstétrica”. Em seguida, Karla Santos Ramos, Gerente da Auditoria Interna da Bahiagás e Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), encerrou o ciclo, palestrando sobre o tema “Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”. A campanha conta com o esforço concentrado no julgamento de processos de violência contra a mulher. A ação acontece até esta sexta-feira (30).

Fonte: ASCOM/TJBA/PGE