“Identificação das fontes e soluções de financiamento para o desenvolvimento urbano-metropolitano da Região Metropolitana de Salvador” é o nome do artigo da procuradora do Estado Maria Angélica dos Santos Rodrigues, que integra o livro Federalismo, Planejamento e Financiamento: avanços e desafios da governança metropolitana no Brasil, do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O artigo é assinado em conjunto com as servidoras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, as arquitetas e urbanistas Carolina Borges Zanetti, Laiz Silva da Cunha e Patrícia Duarte Silva e se encontra disponível para leitura no link https://bityli.com/p2dKURX. O trabalho analisa alguns aspectos da governança da Região Metropolitana de Salvador a partir da promulgação da Lei Complementar n. 41, de 13 de junho de 2014 (Bahia, 2014), especialmente as fontes e soluções de financiamento para o desenvolvimento urbano-metropolitano apresentando os grandes projetos para a região nos últimos cinco anos.

O livro Federalismo, Planejamento e Financiamento é fruto do projeto Governança Metropolitana no Brasil, iniciado entre 2011 e 2012, a partir do lançamento do edital que permitiu a formação da Rede Ipea, por meio da qual se estruturou uma rede de instituições de pesquisa, muitas delas ligadas à Associação Nacional das Instituições de Pesquisa, Planejamento e Estatística (Anipes), que viriam a desenvolver diversas iniciativas de pesquisa. Como resultado desse trabalho foram publicados até o momento cartilhas e quatro livros. A PGE-BA tem participado da Plataforma de Pesquisa em Rede do IPEA, em companhia de alguns dos mais importantes institutos de pesquisa do país.