“É gratificante ver um sistema de gestão novo, com apenas três anos, que caminha de forma estruturada, o que demonstra que o mesmo funciona na prática, vocês fazem uso do sistema no dia a dia, ou seja, não é um sistema de gestão para inglês ver, só para a auditoria, pois isso não funciona”. Assim o auditor Alexandre da Rós, da Diretoria de Gestão da Qualidade/Secretaria de Administração – DGQ/SAEB, definiu hoje (16), o Sistema de Gestão da Qualidade da PGE durante o evento de apresentação do relatório de auditoria interna, que reuniu servidores e colaboradores das unidades já integrantes do sistema e de outras unidades que estão sendo preparadas para a certificação, dando destaque à contribuição e engajamento das equipes de trabalho na obtenção dos resultados.

O evento, promovido pela Coordenação da Qualidade da PGE, contou com a presença de coordenadores e integrantes das equipes das Coordenações de Distribuição e Atendimento (CDA), de Material e Patrimônio (CMP), de Transportes (CTRAN), de Recursos Humanos (CRH) e Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), membros do escopo do SGQ-DG/PGE e Certificadas pela Norma ABNT NBR ISO 9001:2015, bem como de servidores das Coordenações de Serviços Gerais (CSG), Documentação e Arquivo (CAD), Ouvidoria, Diretoria Geral e Diretoria Administrativa, sendo incentivada a participação dos servidores nas discussões promovidas.

A apresentação do relatório foi realizada pelos auditores Alexandre da Rós e Andréia Mesquita, servidores da Diretoria de Gestão da Qualidade/Secretaria de Administração – DGQ/SAEB, sendo demonstrados oportunidades de melhoria constatados nos procedimentos do SGQ-DG/PGE, com base nas análises de documentos e informações coletadas nas unidades durante a auditoria interna realizada nos dias 10, 11 e 18 de agosto deste ano. Não foram encontradas não conformidades.

Segundo Cícero de Andrade Rocha Filho, Diretor Geral da PGE, a iniciativa de envolver as equipes das unidades na discussão dos resultados de auditoria tem o objetivo de reforçar a gestão participativa no SGQ-DG/PGE, pois acolher as diferentes opiniões possibilita o envolvimento dos servidores no processo de trabalho e isso melhora o processo de tomada de decisão gerencial.

Para a Diretora Administrativa da instituição, Ana Falcão de Azevedo Souza, a implantação do sistema de gestão da qualidade na PGE “foi na verdade um divisor de águas, pois mobilizou as equipes, que incorporaram as rotinas no dia a dia, na busca de melhorias. O processo de certificação trouxe uma meta de superação e de desenvolvimento profissional”, pontuou.

Para Cristiane Matos de Araújo, coordenadora da qualidade, a participação dos servidores na discussão dos resultados é fundamental para o engajamento nos objetivos do Sistema da Qualidade, pois promove a autonomia, coesão, confiança e a cooperação em prol da melhoria contínua.