O Fórum Temático sobre Direito, Feminismos e Políticas Públicas da PGE-BA realiza, no próximo dia 27, às 15h, o 2º Webinar Observatório de Direitos Humanos das Mulheres com o tema, Direito à Saúde Integral da Mulher. O evento será transmitido através do canal da Escola Virtual da PGE/BA, no YouTube.

O evento também debaterá questões ligadas aos direitos sexuais e reprodutivos, violência obstétrica e parto humanizado. A abertura do encontro será feita pela pesquisadora, especialista em advocacia pública e governança, Zulene Barbosa Gomes. A programação continua com as palestras da doutora em Humanidades, Claudia de Faria Barbosa, da professora da Universidade do Estado da Bahia e integrante da Rede Feminista de Saúde, Lilian Marinho, da doula e placenteira indígena, Maria Pimenta, da pedagoga social de rua, Driele Amunã, da psicóloga clínica e especialista em relações familiares e contextos sociais, Potira Rocha e também da mediadora e coordenadora do Fórum Temático sobre Direito, Feminismos e Políticas Públicas, Camila Nobre.

FTDFP  

O Fórum Temático sobre Direito, Feminismos e Políticas Públicas surgiu formalmente,   no contexto da pandemia, a  partir da necessidade que servidoras públicas encontraram de dialogar e manterem-se informadas sobre temas relativos aos direitos no trabalho, principalmente, no que se referem aos direitos das mulheres mães, idosas, deficientes, que tiveram suas vidas mais impactadas.

Os estudos foram organizados de forma colaborativa, tendo como pilares os direitos humanos das mulheres consoantes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, recomendados pelas Nações Unidas (Agenda 2030), bem como os referenciais teóricos dos feminismos decolonial, comunitário,   interseccional e popular.

Assim, a organização dessa comunidade de práticas e estudos constitui  importante ferramenta para fomentar atividades de educação e interagir no âmbito das instituições, e da sociedade, através  da troca de experiências, boas práticas, realização de cursos, cartilhas, produção de artigos,   para reflexão sobre  direito, feminismos e políticas  públicas.

O FTDFP é mais um fórum criado pela PGE-BA para debater temas considerados estratégicos para o órgão e  a Administração Pública estadual. Estes fóruns, que poderão ser permanentes ou transitórios, são estruturados como comunidades de práticas, ou seja, núcleos dedicados a estudos aplicados e trocas de experiências e conhecimento entre seus integrantes e entre esses e a comunidade. Os temas neles discutidos deverão ser aplicados ao desenvolvimento de temas jurídicos, da gestão pública e da tecnologia da informação, de interesse da advocacia pública.