Os integrantes do grupo de trabalho do Projeto NEO (Nova Estrutura Organizacional) da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, participaram, ontem (27), por videoconferência, da reunião de devolutiva do Diagnóstico da Estrutura. A proposta do encontro foi apresentar a consolidação dos materiais produzidos a partir de análises provenientes de documentos referenciais, entrevistas com atores internos e externos, e Workshops 1 e 2. O evento contou com um espaço aberto para possíveis dúvidas e contribuições dos participantes.

Com esse conteúdo, foi possível elencar as principais expectativas em relação ao Projeto da Nova Estrutura Organizacional, apresentação das considerações sobre o quadro de entregas, assim como pontos fortes e fracos da atual estrutura, que servirão de direcionamento para a próxima etapa: a construção de possíveis cenários de estrutura.

A etapa de diagnóstico contou com um quantitativo de 27 entrevistas com atores internos e externos; envolvimento de 12 Instituições e 16 áreas da Procuradoria; 14 Benchmarks com órgãos nacionais e internacionais; 70 participantes do 1º Workshop presencial; 112 participantes do 2º Workshop, organizado em 8 encontros virtuais.

Como conclusão desta etapa de diagnóstico, os principais princípios norteadores do redesenho da estrutura deverão ser: o foco no beneficiário (principais demandante dos serviços da PGE), a redução da complexidade, a busca da agilidade, e a colaboração.

Os próximos encontros do trabalho acontecerão na 1ª quinzena de agosto (Workshops 3 e 4). Os encontros terão como objetivo a formulação de possíveis hipóteses de cenários para as áreas finalísticas, a alta gestão e a sustentação, respectivamente.