Integrantes do Fórum Temático de Estudos de Gestão da Qualidade (FTGQ) participaram, na tarde desta sexta-feira (16), de mais uma reunião de trabalho do grupo, cujo tema central foi ‘Pesquisa de Satisfação’.

O evento, foi transmitido através do canal da Escola Virtual da PGE, no You Tube, e contou com uma palestra do diretor de pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Jonatas Silva do Espírito Santos, que discorreu sobre o tema ‘Pesquisa de Satisfação dos Cidadãos Baianos quanto aos serviços públicos prestados pelo Governo da Bahia’.

Jonatas Silva falou, dentre outras coisas, sobre a importância das pesquisas de satisfação e sobre os impactos trazidos pelas inovações tecnológicas para a área de pesquisa.

“As pesquisas ajudam a subsidiar os governos a planejar e implementar melhorias no serviço público. Não é simplesmente fazer pesquisa por fazer. A idéia é fazer, planejar, executar um plano de ação, verificar se o mesmo está sendo efetivo e aí fazer algum tipo de correção no serviço ou implementar uma melhoria”, afirmou.

O diretor de pesquisas de SEI lembrou ainda que existe uma lei de 2017 voltada para o código de defesa do consumidor na qual um dos itens é a avaliação do serviço. “Devemos, portanto, fazer pesquisa. Pois não se trata simplesmente de fazer mais um planejamento, quando fazemos pesquisas estamos cumprindo uma lei”, finalizou.

Também na ocasião, a analista de qualidade da DGQ/SAC/SAEB, Talita Guimarães Cordeiro, fez uma breve explanação acerca Pesquisa de Satisfação aplicada nas unidades da SAC. A convidada falou sobre a metodologia adotada, os resultados alcançados e indicadores de satisfação.

Encerrando os trabalhos da tarde, o coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade – DGQ/SAC/SAEB, Alexandre da Rós, fez uma apresentação do SGQ-SAC/SAEB e a implementação de melhorias contínuas.

“O foco do sistema de gestão nosso é fazer com que a gente leve o melhor atendimento possível ao cidadão no Estado da Bahia, onde ele possa alcançar aquela necessidade que é relacionada a questão de cidadania”, destacou.

A atividade foi conduzida pela coordenadora do Programa de Qualidade da PGE/BA, Cristiane Araújo.

O Fórum

O Fórum Temático de Estudos e Pesquisa em Gestão da Qualidade (FTGQ) é um espaço virtual colaborativo, transitório, destinado ao debate saudável, cordial e qualificado, a respeito de temas afins à gestão da qualidade, em especial, às experiências relativas à implantação, manutenção e melhoria de sistemas de gestão da qualidade, estruturados e/ou certificados com base no padrão normativo internacional ISO 9001. Serão considerados temas de interesse para pautar o FTGQ, aqueles propostos pelos membros e validados previamente pelo moderador.

O FTGQ é composto por servidores de organizações públicas com sistemas de gestão da qualidade reconhecidos formalmente ou em processo de implantação, mediante aprovação prévia por parte da coordenadora. A ferramenta de tecnologia, informação e comunicação adotada para a implantação do FTGQ é o Microsoft Teams, a qual requer o uso de e-mail institucional para ingresso e participação.

Integram o Fórum servidores da Casa Civil, Setre, SUPREV, HEMOBA, EMBASA, CERB, Diretoria de Gestão da Qualidade da SAEB e TJ.