A cada ano o Movimento do Outubro Rosa se fortalece e a luta contra o câncer de mama ganha maior visibilidade em todo o mundo. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia reconhece que seu papel nessa luta, como difusor de informações, é tão importante quanto ao dos setores de saúde, por isso desenvolve uma série de ações no ambiente de trabalho, reforçando a importância da prevenção na rotina das servidoras.

Dados do SUS revelam a queda de 84% no número de mamografias feitas no Brasil durante a pandemia. Sendo assim, a PGE-BA desenvolveu uma campanha estimulando a realização dos exames preventivos. “A pandemia ainda está por aí. O câncer de mama também. Use máscara e faça seu exame preventivo”.

Neste ano, além da distribuição interna de um calendário de mesa temático com lembretes importantes, as servidoras participarão de ações educativas nas redes sociais do órgão, compartilhando mensagens e informações sobre a campanha com o objetivo de unir as mulheres pela prevenção e juntas apoiarem umas às outras.

O movimento

O Movimento surgiu nos anos 90 nos EUA e ganhou o mundo inteiro com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção através do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A doença é o tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino e a segunda doença mais incidente entre as mulheres. Apesar disso, e de ser a primeira causa na taxa de mortalidade em mulheres no mundo, os índices de cura giram em torno de 95%, desde que descoberto precocemente.

Por isso que o movimento é tão importante e deve ser cada vez mais difundido e adotado também pelas organizações.