A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) é o primeiro órgão da administração pública estadual a obter o selo “SAFE GUARD – Módulo de inspeção para edifícios públicos”, após auditoria realizada pela Bureau Veritas, organização internacional de certificação em normas como a ISO 9001. O selo atesta que o edifício-sede do órgão foi adaptado para proporcionar a integridade dos seus colaboradores e das pessoas que a ele recorrem, em decorrência do novo “normal” imposto pela pandemia da Covid-19.

Foram avaliados 40 requisitos em áreas como processo, conhecimento, proteção aos empregados, distanciamento físico, pessoal, gestão, treinamento, EPI, instalações, equipamentos, limpeza e higiene pessoal durante inspeção geral realizada no último dia 30. Todos os requisitos inspecionados foram declarados em conformidade, não sendo encontrada qualquer inconsistência ou falha. “O selo é um atestado que reflete a preocupação da PGE-BA com a saúde de seus colaboradores e visitantes nesse processo de retomada das atividades presenciais, tornando o órgão referência para outras instituições públicas”, avalia a assessora da diretoria geral da PGE, Daniella Gomes.

O selo é baseado na norma Safe Guard, que leva em consideração uma série de listas de verificação desenvolvidas por um grupo de especialistas em saúde e segurança, tendo como lastro as recomendações relacionadas às medidas preventivas de segurança e higiene aplicadas após o período de bloqueio imposto pela Covid-19.