A procuradora do Estado da Bahia Eliane Andrade acompanhou, nesta sexta-feira (12), a divulgação dos nomes dos contemplados para as 6.710 vagas ofertadas em cursos de qualificação profissional, pelo Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A divulgação foi feita pela Secretaria da Educação do Estado (SEC. Os cursos serão on-line, por causa da pandemia do novo Coronavírus, na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD). O processo seletivo foi realizado por meio de sorteio eletrônico, durante live no canal Educação Bahia, no YouTube, e a lista pode ser conferida no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

“Neste ambiente de indefinição, quarentena e de restrições impostos pela pandemia causada pelo coronavírus, a continuidade na oferta de cursos de qualificação profissional voltados aos estudantes e egressos da rede pública na modalidade EAD, só vem confirmar o compromisso da SEC na educação de jovens e adultos”, afirmou Eliane Andrade.
Para a procuradora, valer-se de novas plataformas, utilizar novas estratégias, irá abrir o flanco para novos métodos de ensino, permitindo que alunos e professores continuem interagindo por meio do ensino à distância, garantindo a almejada apropriação de conhecimentos. “É a tecnologia superando o distanciamento”, elogiou.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou o empenho do Governo do Estado, em continuar oportunizando a qualificação profissional dos baianos, mesmo no contexto de pandemia. “Queremos garantir que não vamos parar a capacidade do Estado em oferecer, mesmo em época de pandemia, a possibilidade de elevação da aprendizagem. São dois eixos importantes ofertados e que qualificam profissionais na área de Gestão, um setor muito importante de atuação, e a outra é voltada ao povo que reside no mundo rural, agricultores, assessores e técnicos, para que possam também ter sua qualificação”, afirmou.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, disse que estão sendo investidos R$ 3.825.220,00. “Todo o processo foi muito exitoso, o que mostra a importância deste tipo de oferta. Para esta chamada, estamos ofertando os cursos para Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural; Agricultor Familiar; e Agricultor Orgânico (Eixo de Recursos Naturais), além dos cursos de Assistente de Recursos Humanos; Microempreendedor Individual (MEI); e Promotor de Vendas (Eixo de Gestão e Negócios)”, destacou.

*Matrícula* – A matrícula para os candidatos contemplados será on-line. Os mesmos deverão enviar, até o dia 17 de junho, para o e-mail contempladasuprotpronatec@enova.educacao.ba.gov.br, em uma única mensagem, os seguintes documentos no anexo: cópia legível do RG e do CPF (frente e verso); cópia legível do comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias (exemplo: conta de água, luz, telefone fixo, contrato de aluguel e IPTU); e cópia legível do certificado e/ou histórico escolar em frente e verso (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). No assunto, devem ser escritos o nome completo, o nome do curso e o município.

Os cursos serão realizados através do Google Sala de Aula e os selecionados passarão por um treinamento com a equipe técnica da SEC, no dia 20 de junho, para acesso a plataforma. As aulas iniciam no dia 22 de junho, para os cursos FIC de Assistente de Recursos Humanos; Microempreendedor Individual (MEI); e Promotor de Vendas. No dia 29 de junho, começam as aulas para os cursos FIC de Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural; Agricultor Familiar; e Agricultor Orgânico.

Os candidatos que não foram selecionados terão dois dias para apresentar recurso, através do e-mail suprotpronatec@enova.educacao.ba.gov.br. O sorteio eletrônico foi acompanhando também por representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).