A procuradora do Estado da Bahia Alzemeri Martins Ribeiro de Britto e o procurador chefe do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Valadão, participaram ontem (13), em Brasília, de uma reunião com representantes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e do Ministério da Economia para apresentar os programas de trainee da PGE-BA e PGE-RJ: o Programa de Estagio de Pós Graduação em Direito (PEPGD) e a Residência Jurídica.

O objetivo do encontro foi demonstrar as inovações das Procuradorias na área de educação corporativa para os representantes da ENAP e do Ministério da Economia, que estão envolvidos com a formatação de um programa federal de mesma natureza.

O programa da Bahia teve como inspiração o do Rio de Janeiro e este, por sua vez, foi aperfeiçoado pelas boas práticas do programa implantado na PGE-BA. A parceria é resultado de um termo de colaboração firmado entre a PGE-BA e a PGE-RJ para o compartilhamento de tecnologia de projetos de infraestrutura, gestão de projetos e pessoas.

“Sinto que, pela via da aplicação dos instrumentos da gestão estratégica e da educação corporativa, a Advocacia Pública Estadual vem dando saltos de qualidade e abrindo espaços de influência na Administração Pública Brasileira. A Residência Jurídica, fruto da criatividade inata dos colegas da PGE/RJ e de sua coragem inovadora, foi o programa pioneiro de trainees da nossa carreira. Já o Programa de Estágio de Pós-graduação da PGE/BA (PEPGD), que teve sua criação estruturada por projetos, alcançou a blindagem legal necessária para evitar questionamentos e o reconhecimento social, sendo duas vezes premiado como o melhor estágio de órgão público do nosso Estado”, declarou Alzemeri Britto.

“Hoje, as redes da Advocacia Pública, em especial o Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGEs e PGDF(FONACE), tendem a propiciar espaços de co-criação. Nosso maior exemplo é a Residência Jurídica, gerida pela ESAP, que influenciou os programas da BA, DF, ES, AM e RN. Temos grande esperança de que, à moda do que fazemos via acordo de cooperação com a PGE/BA, possamos ver surgirem outros modelos de projetos e ações finalísticas como resultado de esforço conjunto”, afirmou Rodrigo Valadão.

Também participaram da reunião Diogo Godinho Ramos Costa, Andrea Rampani, Bruna Eboli Machado, Eduardo Almas, Guilherme Alberto Almeida de Almeida, João Candido de Arruda Falcão, Rosana Vanessa de Assis, Paulo Marques, Bruna Silva dos Santos, Flavia Goulart, Jane Carla Lopes Mendonca e Luiza Roland.