Promover o alinhamento da estrutura organizacional da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, para aprimoramento do seu desempenho e a geração de melhores resultados é o objetivo principal do projeto NEO (Nova Estrutura Organizacional da PGE) que será apresentado na próxima quarta-feira (10), das 8h às 10h, durante a sétima edição da Semana de Inovação 2021, considerado o maior evento de inovação em governo da América Latina. A apresentação será feita pela procuradora geral adjunta para assuntos administrativos, Luciane Rosa Croda.

Promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Semana de Inovação tem o objetivo de fomentar a discussão de ideias, a troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva na administração pública. Paralelo à apresentação do projeto NEO, estarão sendo expostas experiências da Secretaria da Fazenda de Salvador e da Secretaria da Fazenda de Mato Grosso do Sul. O evento – assim como a edição de 2020 – seguirá virtual, gratuito e interativo, de 9 a 12 de novembro. Mais informações e inscrições pelo endereço semanadeinovacao.enap.gov.br.

Segundo a procuradora Luciene Croda, no contexto das grandes transformações organizacionais, as pessoas estão no centro. Para que as organizações produzam resultados, é necessário que se tenha uma força de trabalho coesa, motivada, capacitada e comprometida. “No caso da Administração Pública, não é diferente. Frente a esse panorama é imperativo que façamos uso de ferramentas gerenciais, tais como de estratégia, processos e estrutura que auxiliem nos processos decisórios e tenham impacto nos resultados. O projeto NEO em questão tem como principal objetivo promover o alinhamento da estrutura organizacional, que diz respeito a um olhar sistêmico sobre a escolha do melhor modelo de coordenação das diversas atividades da PGE para aprimoramento do desempenho da organização e geração de resultados”, avalia.

O projeto NEO (Nova Estrutura Organizacional da PGE) tem como principal objetivo promover o alinhamento da estrutura organizacional, para a escolha do melhor modelo de coordenação das diversas atividades da PGE para aprimoramento do seu desempenho e a geração de resultados. O alinhamento da arquitetura organizacional da PGE tem como objetivos: identificar as disfunções da estrutura atual e alternativas de resolvê-las; propor um novo modelo considerando estratégia, processos, pessoas e resultados; e orientar sobre a estratégia de gestão da mudança e da implementação.

O projeto prevê ainda o alinhamento da estrutura organizacional à estratégia organizacional, o aumento da eficiência, da flexibilidade e da capacidade de adaptação para o atendimento às demandas internas e externas de forma rápida e eficaz, a distribuição de atribuições entre as unidades coerente com a estratégia e o ambiente mais propício para Governança. O modelo lógico do projeto NEO conta com quatro etapas: diagnóstico, cenários da arquitetura organizacional, desdobramento da arquitetura e plano de implementação.